Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
      Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência
      Entidades Organizadoras
 

Na L'Oréal, acreditamos que só a ciência pode suportar a inovação e o conhecimento. Que ela é a chave para enfrentar os muitos desafios da Humanidade e do Planeta. Por isso, todos aqueles que estão verdadeiramente dedicados à ciência devem ser acarinhados e apoiados. As jovens cientistas que distinguimos ao longo destes 12 anos com as Medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência são um exemplo deste empenho e tenacidade. Elas fizeram avançar o conhecimento em áreas-chave, que ajudam a abrir novos horizontes na saúde e na sustentabilidade, e deram um valioso contributo para o nível de excelência da ciência portuguesa. É isto que queremos continuar a fazer em todo o mundo com as iniciativas que juntam a L'Oréal e a UNESCO em prol da ciência: inspirar mais jovens a dedicar-se a esta aventura da ciência e apoiá-las para que continuem a abrir novos caminhos fundamentais à inovação, à competitividade e à qualidade de vida.

Dra. Inês Caldeira, Country-Manager da L’Oréal Portugal


Fundada em 1909 por um engenheiro químico, a L'Oréal sempre apoiou a sua atividade na Investigação e Desenvolvimento, atividade na qual investe anualmente cerca de 800 milhões de euros. É esta aposta contínua que sustenta a inovação sem a qual a L'Oréal não poderia ser hoje a maior empresa de beleza e cosmética a nível mundial. Presente em 130 países e com uma carteira de 32 marcas internacionais, a empresa emprega mais de 78 mil profissionais. Em Portugal, está presente desde 1962.

www.loreal.com | www.forwomeninscience.com





As jovem cientistas galardoadas com as Medalhas de Honra L'Oréal para as Mulheres na Ciência representam uma nova geração de cientistas, cheia de promessa e potencial, que darão certamente um impulso à ciência feita em Portugal e contribuirão para transformar o lugar das mulheres na ciência, não apenas no nosso país, mas pelo mundo fora.

É um orgulho para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) estar associada a este prémio desde a primeira edição. Sabemos que as mulheres ocupam um lugar importante na ciência no nosso país. De facto, Portugal lidera nos indicadores europeus sobre a equidade de género em I&D. Os números são animadores e estamos no bom caminho, mas sabemos que ainda há muito caminho para percorrer. Por isso, prémios como este são importantes. Precisamos de manter todos os incentivos possíveis para garantir que não desperdiçamos os talentos que criam novo conhecimento, tão necessário à construção de sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis.

Professora Ana Sanchez, Vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia


A Fundação para a Ciência e a Tecnologia tem por missão promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal. É um instituto público dotado de autonomia administrativa e financeira, com atribuições nos domínios da promoção, financiamento, acompanhamento e avaliação de instituições, programas e projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico e de formação e qualificação de recursos humanos.

www.fct.pt






 

Hoje, num mundo de rápidas mudanças, num planeta sob pressão, nós precisamos de mais Ciência, nós precisamos de mais cientistas. A Ciência é uma força que junta as pessoas e as leva a unir esforços para alcançar o conhecimento. As Medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência respondem a este desafio. Já com uma década de existência, estas Medalhas têm premiado o trabalho de excelência de muitas jovens mulheres cientistas que desenvolvem o seu trabalho, quer na área das Ciências da Vida quer na área do Ambiente, em Portugal, e a quem prestamos homenagem. Fruto de uma parceria entre a L'Oréal Portugal, a Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a atribuição destas Medalhas insere-se nas orientações dos Programas Científicos da UNESCO, destinadas a incentivar a investigação ao serviço da sociedade, numa perspetiva que privilegia a igualdade de género enquanto elemento fundamental da resposta aos atuais desafios globais que a Humanidade enfrenta."

Embaixadora Ana Martinho, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO


A UNESCO é uma Organização das Nações Unidas que atua no âmbito da cultura, ciência e educação. Fundada em 1945, a sua atividade não se limita a atender a situações de emergência, nas suas áreas de competência, ou em divulgar progressos científicos, apostando na Educação, nas Ciências Naturais e Sociais, na Cultura e na Comunicação para alcançar um objeto mais relevante: um mundo em que os Homens e as Mulheres elejam a Paz como princípio fundamental.

www.unescoportugal.mne.pt

  © L'ORÉAL PORTUGAL, 2007