Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
   
      Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência
      Primeira edição - 2004

Em 2004, ano de lançamento do projecto, as Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência distinguiram duas cientistas, entre 30 candidatas.


Cerimónia de entrega das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2004: Prof. Doutor Alexandre Quintanilha, Engº António Maia de Carvalho, Prof. Doutor Ramôa Ribeiro, Prof. Doutora Maria Graça de Carvalho, Prof. Doutora Margarida Gama Carvalho, Prof. Doutora Cláudia Pereira e Dr. José Sasportes
 
As duas vencedoras – Cláudia Pereira e Margarida Gama Carvalho – foram homenageadas numa cerimónia que decorreu, em Junho, no Palácio das Laranjeiras, onde à data se localizava o Ministério da Ciência e do Ensino Superior.
Presidida pela então Ministra da Ciência e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho, a cerimónia reuniu perto de uma centena de convidados, entre os quais ilustres elementos da comunidade científica, membros do júri e representantes das várias entidades promotoras deste programa científico.
As duas galardoadas e os seus projectos
Cláudia Pereira, de 35 anos, doutorada em Biologia Celular , é Investigadora Auxiliar do Instituto de Bioquímica da Faculdade de Medicina, da Universidade de Coimbra, e Investigadora no Centro de Neurociências e Biologia Celular na mesma universidade.
A sua pesquisa procura identificar novas terapêuticas, mais eficazes, para a doença de Alzheimer. Com este objectivo, estuda os processos citotóxicos desencadeados precocemente, durante a exposição ao peptídeo beta amilóide, os quais poderão mostrar-se relevantes na compreensão dest a doença degenerativa que afecta milhões de pessoas em todo o mundo.
 
 
Margarida Gama Carvalho, de 32 anos, doutorada em Ciências Biomédicas , é Professora Auxiliar de Biologia Molecular da Célula, na Faculdade de Medicina de Lisboa, e Investigadora do Instituto de Medicina Molecular na mesma Faculdade.
A sua investigação centra-se nos mecanismos reguladores do metabolismo do RNA mensageiro, que se alteram em várias doenças hereditárias (a exemplo das distrofias musculares), bem como no cancro e nas infecções virais, esperando contribuir, com o seu estudo, para a identificação de novas terapêuticas dirigidas a estas doenças.

O júri

O júri da primeira edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência foi presidido pelo Professor Doutor Alexandre Quintanilha e composto por várias outras figuras proeminentes da comunidade científica portuguesa: Professor João Lobo Antunes, Professora Maria do Carmo Fonseca, Professora Catarina Resende de Oliveira, Professora Maria de Sousa, Professor Fernando Catarino e Doutor Rui Pereira.

  © L'ORÉAL PORTUGAL, 2007